15/03/08

23

O saudosismo faz-me comichão nos tomates. Um gajo lembrar-se como eram as gajas há 23 anos é caminho certo para a meia senil idade. 23 por 23 prefiro lembrar-me como são as de 23 hoje. Mas, tão certo como o FCP dar a triste tareia aos leões no campeonato (perplexo1 compreende-me...) é q nós fomos criados nos eighties...aquele tempinho em que os penteados foram inventados por um gajo sob o efeito de (muito) LSD, e destruiram para sempre o cerebro de quem os usou. O saudosismo é mesmo uma merda, e perdoem-me esta lembrança. Mas,
esta semana, em conversa com um quase preplexo, concluí que há 23 anos (não anus, perplexo todos sabemos qual...) inaugurou o que foi a minha (e de muitos nós) segunda casa: o Aniki. Num tempo em que bares na ribeira só havia o duque, com uns parolos a abocanharem bossa nova, e o postigo, com os chouriços assados nuns tachos de barro saídos directamente da feira rural de freamunde. Nesse panorama deprimente abriu um bar novo no Porto, e nós estavamos lá. A memória mais antiga (que 23 são muitos anus, mesmo para mim) é dum grupo galego de rock alternativo que pôs o nosso amigo quase perplexo a cantar o hino nacional em dó alcoolico, em sinal de protesto. Também de uns mouros da foz do arelho que por lá passaram, no tempo, em que neste rectangulo, só o Porto tinha um bar que os ouvisse. Uns gajos que tinham um bocalista, que iria ser, anus mais tarde, candidato à presidencia, com a fantástica promessa de pôr uma puta atras de cada árvore.
Tal como eles calhou-nos a desgraça de fazer parte da geração oitenta. Da decadente. Da que não tem respeito nenhum. Da que gosta de tudo o que rima com Marilu.


És um porco imundo
Quando queres vais até ao fundo
Não sei onde vais parar

Eu também não. Mas para já, as notícias não são completamente más. Mexemos. Temos espamos quando (re)vemos o Amigos Meus, e apesar dos filhos a quem ensinamos as regras do jogo, continuamos a recostarmo-nos no sofá e esboçar aquele sorriso, de quem sabe que, com duas letrinhas apenas se escreve a palavra cu. Mas são preciso seis para eu dizer Marilu.

Sem comentários: