30/03/08

Favas com chouriço ( post post scriptum )

Diz um ditado qualquer que o céu é ter uma casa americana, um salário inglês, um cozinheiro chinês e uma mulher japonesa (o inferno seria ter um salário chinês, uma casa japonesa, um cozinheiro inglês e uma mulher americana). Ou seja, o mito da esposa japonesa abnegada e alegremente serviente colou em alguma altura. Mas não pensem já em fazer as malas e ir para o Japão à procura de nova vida matrimonial, muito mais consentânea com as vossas aspirações de ver futebol em sossego no sofá lá de casa enquanto a esposa faz o jantar e põe a mesa, de poderem deixar a tampa da sanita levantada sem que alguém vos chame para a repôr na posição menos provável, de poderem deixar a casa desarrumada para o dia seguinte (afinal não são esperadas visitas durante a noite). É que as favas com chouriço também parecem estar a acabar para os nossos homólogos nipónicos. Talvez tenham durado mais um coche, mas é chão que já deu mais uvas.

Os Itamotos e Nakagawas têm agora uma associação fantástica chamada "Associação Nacional de Maridos Chauvinistas". Não pensem que a ANMC serve para preservar a espécie do marido chauvinista japonês, não. A dita serve para a ameaçada espécie do superior marido japonês bater em cheio com a mão no peito e declarar todos os seus defeitos e chegar mesmo (pasme-se) a ajudar a esposa nas tarefas domésticas. Um desses maridos diz até que, depois de ter começado a lavar a louça, a levar o lixo à rua e a prestar-lhe atenção, a esposa agora sorri-lhe, coisa que pelos vistos ela nunca tinha feito antes (apetece perguntar que mais é que ela nunca tinha feito antes, não apetece?).

Ao entrar na dita ANMC, cada marido em vias de arrependimento é avaliado de 1 a 10, numa escala de sensibilidade. Tudo é feito muito à japonesa, com um enorme sentido de empenho e de responsbilidade e se correr mal, suicidam-se (estou a brincar, claro).

O nível 1 é atingido pelos tipos que ainda estão (ou será "estavam") apaixonados pela mulher ao fim de 3 anos de casamento. O nível 3 é para os que nunca enganaram a mulher ou nunca foram apanhados a enganar a mulher (não sei bem a quem é que se está a medir a sensibilidade). O nível 7 é fantástico: "consegue resolver um problema entre a mulher e a sogra dela em apenas uma noite". Etc.

A associação ainda dá conselhos aos seus homens. Do género "deixar um plano do dia em casa para ela ver como ele se preocupa com ela", "mandar-lhe um cartão de agradecimento no aniversário dela", e a last but not least "dar-lhe algum pocket money antes de a repreender". Ena! Que senhores! Eu posso ter traduzido mal a parte do repreender (rebuking), mas vocês podem ler o original. Eu, se mandasse um cartão de agradecimento à minha mulher acho que recebia um "tás parvo?". Mas quem é, é, quem não é que se habilite.

Ou seja, pelo que parece as favas com chouriço ainda não acabaram no Japão, mas estão como Berlim para o dia do desembarque: é só uma questão de tempo.

Sem comentários: