28/03/08

Favas com chouriço

Anda por aí um novo reclame que relembra dois dos mais fantásticos versos do nacional-cançonetismo:

Faz-me favas com chouriço
o meu prato favorito

Como diria o Markl, foi a primeira vez, e certamente a última, em que alguém fez um pedido tão singelo, de índole gastronómica, numa canção romântica. Mas o mais interessante é que este pedido encerra muito mais do que um desejo telúrico de um ribatejano. Este pedido (quase ordem) é uma fantástica ilustração da superioridade hierárquica que noutros tempos o macho da nossa espécie gozou sobre o agregado familiar. Mas sempre com muito carinho. Este "faz-me favas com chouriço" exprime o capricho do macho que sabe que a fêmea tudo fará para o satisfazer. Mais, o macho concede à fêmea, o sublime prazer de lhe fazer uma vontade. Para o bem dela, claro, que estava em casa, pobrezinha, perdidita. Devem concordar comigo que este é um clima que já não se vive nos lares deste nosso Purtogal. Por outro lado, não sei porquê, dá -me uma certa nostalgia dessa paz conjugal burilada pela sabedoria de outros tempos. Ainda por cima, não sei se a escolha deste estranho prato será totalmente inocente. Favas vêm em vagens, vagem + chouriço faz lembrar o quê? Ou seja, este pedido/ordem já encerra outros desejos que o feliz esposo sabe irem ser atendidos com toda a alegria ("Ai que ele hoje tá tão cuntente!").

Mas neste vídeo subtraído à inesgotável arca da internet (a nossa memória nunca foi tão boa) podemos observar todo um ritual de "como tratar um homem", retratado ao longo de um cansativo dia de trabalho, com pormenores como a esposa a despertar o marido para este ir para o trabalho e até tirar-lhe o pijaminha para adiantar. É de homem, é sim senhor.

De realçar também a forma como este abnegado marido anuncia que (naquele dia) não tocou na colega de trabalho (apesar de ser tão boa). Por isso, sossega mulher.

Em face disto proponho que a frase "faz-me favas com chouriço" seja atirada a uma esposa sempre que esta se mostre renitente e contumaz, incapaz de compreender que na hierarquia lá de casa há um pobre de um macho alfa que só precisa de acreditar que tem alguém que o quer fazer feliz.




1 comentário:

perplexo1 disse...

o capachinho era já coisa de grande qualidade...